Olá, Marcos Duarte!

Colorado de prosa e verso

Data: 06/05/2011

Os torcedores do Internacional sempre encontram modos de expressar a sua paixão pelo Clube, seja vestindo a camiseta, pintando o rosto de vermelho e branco ou empunhado a bandeira. Todavia, um sócio colorado escolheu difundir o amor pelo Campeão de Tudo, por intermédio de um gênero conhecido das sete artes tradicionais: a poesia.

Ari José Heitelvang, 69 anos, é marceneiro e mora na cidade de Canoas. Há mais de 15 anos ele escreve versos sobre o Sport Club Internacional. A maioria de seus escritos falam das conquistas coloradas, ao longo de seus 102 anos, e do sentimento de paixão pelo colorado.

“Grande era o motivo
Que me deixou pensativo
Na hora da decisão
Sócio velho colorado
Torcedor entusiasmado
Feliz, alegre, assanhado,
Sonhava ser bicampeão.” (Poema “Motivo” que fala sobre a conquista do bicampeonato da Libertadores da América)

Torcedor fanático, ele acompanhou com o Inter todos os jogos da conquista do octacampeonato gaúcho nos anos 70. “Foi uma promessa que eu fiz. Depois daquele período difícil nos anos 60, eu prometi que acompanharia os jogos do Internacional pelo Gauchão independentemente da onde eu fosse. Deu certo e conquistamos o campeonato por oito anos consecutivos”, relata Heiveltang.

Para 2011, Ari pretende manter o hábito de expor as vitórias do Clube do Povo através de odes. “Tem muita coisa pra acontecer neste ano. Confio no trabalho do Falcão e acho que ele trará muitas alegrias ao colorado. Espero poder escrever sobre o tetracampeonato brasileiro em dezembro”, ressalta Heiveltang.

“Eu sou muito saudosista
Lembrando qualquer conquista
Do meu grande Internacional
Jamias serei pessimista
Ao contrário, otimista
Por ser um Campeão Mundial” (Poema “A Vaia”, fala sobre a necessidade do torcedor apoiar a equipe a todo momento)

Voltar