Olá, Marcos Duarte!

Clube investe nas produções culturais

Data: 20/05/2011

O Sport Club Internacional também sabe manter o seu torcedor entretido fora das quatro linhas. Nos últimos anos, foram muitas produções culturais que divulgaram o nome do Clube. Da música até a sétima arte, o Inter trouxe para a torcida um material de qualidade. Mais do que isso, as produções jamais esqueceram de levar ao público um fator essencial: a paixão do colorado pelo seu time do coração.

Produção Musical

Ataque Colorado

O trio formado por Peppe Joe, Kako Kanidia e Guilherme Barros é autor de inúmeros sucessos que embalam as arquibancadas do Beira-Rio em dias de jogo. A banda já tem quase seis anos e seus componentes são músicos formados há 20. Os fatores experiência e qualidade musical são alguns dos motivos que fazem o sucesso da banda: “É claro que os colorados gostam de uma banda que canta músicas de incentivo ao Clube, mas a nossa qualidade musical faz a diferença”, afirma Kako Kanidia. A banda já lançou quatro CDs: Ataque Colorado I e II, 100 Anos de Glórias e Rei de Copas.

Inter Babies (2010)

A banda Ataque Colorado adaptou todas as suas canções de sucesso para o público infantil. O CD Inter Babies ainda traz uma bela versão do Hino do Inter em estilo “caixinha de música”.

Seleção Colorada (2009)

O CD ‘Seleção Colorada’ reúne 16 faixas produzidas por músicos colorados dos mais diversos estilos musicais. Lançado em 2009, o trabalho faz parte de mais uma ação em homenagem ao Centenário do Clube. Artistas como Zé Vitor Castiel, Neto Fagundes e Alemão Ronaldo reforçam essa produção feita por colorados e para colorados.

Planetinha Colorado (2009)

O compositor Beto Herrmann, ao lado de um coral afinadíssimo formado pro crianças, produziu o disco que conta um pouco da história do time campeão mundial, com rimas, ritmos e bom humor nos tons avermelhados da delicadeza infantil.

Uma Paixão Margata (2010)

CD dedicado aos amantes da música gaudéria, em especial aos colorados. A obra foi composta pelo Departamento de Tradições Gaúchas Lenço Colorado e traz 12 canções inéditas do grupo.

Produções cinematográficas

'16 de Agosto de 2006 - Um dia sem fim' (2006)

O documentário produzido pela Assessoria de Comunicação do Inter traz imagens exclusivas dos bastidores, depoimentos de jogadores e torcedores e toda a expectativa que imperou em Porto Alegre na véspera da partida contra o São Paulo, válida pela final de Libertadores da América de 2006.

GIGANTE - Como o Inter conquistou o mundo (2007)

O filme narra a conquista do Mundial de Clubes da FIFA de 2006 no Japão. Aqui o torcedor pode relembrar os gols dos meninos Pato e Luiz Adriano na semifinal contra o Al-Alhy e o histórico tento de Adriano Gabiru que deu o título da competição na decisão contra o Barcelona. Há também os depoimentos dos heróis do título, reportagens feitas no calor da hora,  imagens dos bastidores e da volta a Porto Alegre, sem esquecer  a Libertadores, que comprou a passagem para Tóquio. A película tem a direção de Gustavo Spolidoro, a montagem é de Giba Assis Brasil, e o roteiro é de Luis Augusto Fischer. Produzido pela G7 Cinema e TGD Filmes, em parceria com ESPN, UOL e Abril. “Gigante” se tornou fenômeno popular, fazendo a segunda maior bilheteria entre documentários no Brasil em 2007 e transformando-se no mais vendido DVD da história do RS, com mais de 49 mil cópias comercializadas.

Bastidores de um Sonho (2007)

O material foi produzido pela Assessoria de Comunicação do Internacional e possui imagens feitas pelos jogadores e comissão técnica durante o Mundial de Clubes no Japão. O DVD também traz nos seus extras os bastidores da conquista da Recopa Sul-Americana. A obra foi destinada exclusivamente para os sócios.

Gigantes do Deserto (2008)

‘Gigantes do Deserto’ marca nova parceria do Sport Club Internacional e G7 Cinema. A película documenta a conquista da Copa Dubai em janeiro de 2008. Com o mesmo apuro técnico de Gigante  a nova produção traz toda a emoção dos jogos e o fascínio de Dubai, retratando a cidade como um personagem a mais no contexto. O torcedor, mais uma vez, está dentro da ação em depoimentos emocionados e apaixonados de quem atravessou os céus pra curtir de perto os jogos e de quem assistiu de longe, mas com a mesma garra e emoção. Dirigentes, comissão técnica e jogadores contribuíram com depoimentos e impressões, além de cederem um rico e inédito material  dos bastidores da conquista, filmado por membros da própria equipe.

Nada Vai nos Separar – Os Cem Anos do Sport Club Internacional (2009)

A obra conta toda a história e trajetória do Sport Club Internacional ao longo de seus 100 anos de história. O filme se diferencia por eleger o torcedor como personagem principal de uma história em que dirigentes e funcionários vêm e vão e craques aparecem e se aposentam com o passar do tempo. Por isso todo o conteúdo é feito por colorados, com colorados e para colorados, pois apenas uma coisa não muda no futebol: a paixão da torcida. Realizado pela mesma equipe de Gigante - Como o Inter Conquistou o Mundo, Nada Vai nos Separar  traz os gols históricos, a lealdade de uma torcida, os títulos importantes, os jogadores que fizeram a história do Internacional, Campeão de Tudo, ser ainda mais gloriosa.

Supremacia Vermelha (2010)

No intuito de celebrar os 100 anos de rivalidade Gre-Nal, Internacional e Grêmio lançaram documentários que abordavam a história do clássico. A parte colorada é retratada no Supremacia Vermelha. O longa é totalmente focado em oito Gre-Nais, oito torcedores e oito jogadores-símbolos do time octacampeão gaúcho. Para as filmagens, foram escolhidos oito torcedores com depoimentos emocionantes sobre as partidas. Também participaram dirigentes como Vitorio Piffero e Fernando Carvalho, jornalistas como Kenny Braga e Guerrinha, artistas e cineastas como Frank Jorge e Giba Assis Brasil. Conduzido pelo diretor Fabiano de Souza, com roteiro de Luís Augusto Fischer, Supremacia Vermelha traz imagens históricas dos clássicos e mostra diversos ângulos do estádio Beira-Rio.

Absoluto – Internacional, Bicampeão da América (2010)

O documentário longa-metragem conta a trajetória eletrizante do Internacional na Libertadores de 2010. O filme retrata os melhores e mais angustiantes momentos das partidas no torneio, imagens inéditas de bastidores e os depoimentos daqueles que fizeram essa história, dentro de campo e nas arquibancadas. Produzido e distribuído pela G7 Cinema, o filme, dirigido por Vicente Moreno e com roteiro de Luís Augusto Fischer, teve a participação do torcedor em depoimentos emocionantes e foi assistido por 27.276  espectadores na estreia no estádio Beira-Rio, dia 7 de dezembro passado. A exibição do filme entrou para o Guiness Book (Livro dos Recordes) como maior público em exibição de cinema.

Peças Teatrais

Vermelhos – História e Paixão (2009)

No ramo teatral, vale destacar a peça ‘Vermelhos – História e Paixão’. O roteiro, escrito por José Arthur Pinto e dirigido por Néstor Monastério, recorda a história do Inter, na fusão do presente e o passado de um dos maiores clubes do mundo. A narrativa, tem como plano de fundo a redação de um jornal, onde o faxineiro Vito e o jornalista Chico Bola disputam um radinho de pilha para acompanhar a final do Mundial de Clubes de 2006. A peça também mostra o outro lado de uma vitória, ao som vibrante de músicas e trilhas que acendem a paixão colorada. O elenco tem a participação dos atores do espetáculo ‘Homens de Perto’, Zé Vitor Castiel, Oscar Simch e Rogério Beretta.

Literatura

Histórias Coloradas I, II e III

Os três volumes estão repletos de histórias, fatos e feitos curiosos, divertidos e emocionantes protagonizados por atletas e ex-atletas, dirigentes, funcionários do clube, torcedores e personalidades coloradas. Os contos, na sua maioria, têm como plano de fundo as principais conquistas do Sport Club Internacional.

A conquista de um Sonho – Inter Campeão do Mundo (2007)

A obra, organizada por Otavio Rojas, traz histórias de torcedores, sócios, dirigentes e conselheiros que viram o Internacional ser Campeão do Mundo em 2006.

O Colorado Internacional (2007)

O livro apresenta todos os títulos internacionais do Clube, desde as competições oficiais até os torneios e taças não-oficiais. A produção de Ricardo Bestetti e Thiago Dias traz fotos de todos os troféus conquistados.

Inter, Orgulho do Brasil (2007)

Uma narrativa em ordem cronológica de todos os grandes feitos e conquistas do Internacional, desde a fundação até os títulos do Mundial e da Recopa. O relato é de autoria do jornalista Kenny Braga que conta os fatos com riqueza de detalhes e de forma muito apaixonada.

Internacional: a autobiografia de uma paixão (2004)

O escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo fala de suas memórias de infância e adolescência como torcedor colorado. O autor não tinha condições de fazer uma pesquisa sobre a história do Clube, portanto decidiu escrever um livro que abordasse a sua relação com Inter desde garoto.

Colorado – o Campeão de Tudo (2010)

Aqui, o escritor e cartunista Ziraldo apresenta os mais de 100 anos de história e grandes conquistas coloradas através de quadrinhos repletos de personagens infantis. Os feitos do Internacional são narrados de maneira divertida e informativa.

Histórias Coloradas – Versão Mirim (2005)

Os autores Carlos Urbim e Rodrigo Rosa narram fatos e feitos curiosos, divertidos e emocionantes protagonizados por um time de craques, entre atletas e ex-atletas, dirigentes, conselheiros, torcedores e personalidades famosas. As histórias são apresentadas de maneira vibrante e agradável de maneira que possa prender a atenção do público infanto-juvenil.

Meu Pequeno Colorado (2008)

Volume destinado ao público infantil. A autoria é do escritor Luis Augusto Fischer com ilustrações de Jorge Hermann. A obra faz parte da coleção dos grandes clubes brasileiros, da editora Belas-Letras.

O Time que nunca perdeu (2009)

Neste livro, o atual treinador do Inter, Paulo Roberto Falcão, fala sobre o tricampeonato brasileiro conquistado de forma invicta em 1979. A obra recupera episódios de vestiário, destaca o trabalho do treinador Ênio Andrade e do preparador físico Gilberto Tim, além de mostrar como vivem hoje os campeões do passado.

De Belém a Yokohama (2009)

Produzido por Fernando Carvalho, com colaboração de Luiz Augusto Fischer e edição da G7 Books, ‘De Belém a Yokohama’ conta a história de um dos maiores dirigentes da história do Sport Club Internacional. Aqui, Carvalho relata a sua longa trajetória com o Inter, desde o primeiro jogo no Estádio dos Eucaliptos até os bastidores da grande partida em Yokohama, contra o Barcelona.

Colorado Internacional! Orgulho do Brasil (2009)

Livro destinado ao público infantil. Através de histórias em quadrinhos, o autor Eduardo de Ávila descreve para as novas gerações os principais momentos da história do Internacional como: o famoso Rolo Compressor, o vitorioso time liderado por Falcão, a conquista do Mundial sobre o Barcelona, além de curiosidades como, por exemplo, a origem do Saci, a mascote do Inter.

O Time do meu coração (2009)

Neste pocket book, Luis Augusto Fischer de forma concisa as principais conquistas, os maiores jogos e ídolos do Sport Club Internacional. A obra ainda traz informações como origem do hino, histórico diante do maior rival, mascote, entre diversas outras.

Sangue, Suor e Talento – O Segredo Colorado (2009)

Mais uma vez, Luiz Augusto Fischer conta com riqueza de detalhes os mais importantes momentos dos 100 anos de existência do Internacional. Na obra, o autor mostra como a trajetória do clube confunde-se com a história de Porto Alegre no último século, revelando um time totalmente integrado à sua comunidade.

Bi da América (2010)

A obra do Internacional conta com fotografias produzidas pelo fotógrafo oficial do Clube Alexandre Lops em todos os jogos da Libertadores 2010. O livro narra, por meio das imagens - entre elas muitas inéditas e de bastidores, com ficha técnica de cada partida - a trajetória épica dos guerreiros colorados pelo continente em busca do Bi da América. E assim foi! Produzido com material gráfico de luxo colorido e capa dura, é um livro para você adquirir e deixar em exposição na sua casa, mostrando todo o orgulho em ser colorado bicampeão da América.

Cônsules Culturais

Com o objetivo de divulgar o nome do Internacional, o Clube criou em 2008 o projeto Cônsules Culturais. Dessa maneira, o Inter elegeu renomados artistas e celebridades como representantes culturais para que esses levassem o nome do Clube do Povo onde quer que estejam. Entre os principais destaques estão a cantora Rita Lee, a apresentadora da Bandeirantes Renata Fan, o vencedor da 10º edição do Big Brother Brasil Marcelo Dourado e o repórter do CQC Rafinha Bastos, que recentemente foi citado pelo jornal norte-americano The New York Times como a personalidade mais influente do Twitter no mundo. Atualmente, o Colorado conta com um grupo de 39 cônsules.

Voltar