Inter perde para o Ceará
Data: 28/05/2011
O Internacional foi derrotado por 1 a 0 pelo Ceará na noite deste sábado, no Beira-Rio, em partida válida pela 2º rodada do Brasileirão. O gol foi marcado por Iarley, aos 19min do 2º tempo. O time agora busca a reabilitação diante do América-MG, em Campo Grande (MS).

Zé Roberto tenta vencer a marcação cearense: Inter foi surpreendido em casa
Voltas ao time
As novidades do Inter ficaram por conta da presença de Gilberto, recém contratado ao Santa Cruz, no banco de reservas. Já o zagueiro Rodrigo e o meia D´Alessandro, que não atuaram diante do Santos, voltaram ao time. O goleiro Lauro também estreou no Brasileirão 2011 no lugar de Renan, que foi liberado devido à morte do seu pai na última quarta-feira. Por falar em Renan, o time entrou em campo com meninos do Projeto Criança Colorada carregando cartazes de apoio ao goleiro que foi heroi da conquista do Campeonato Gaúcho há duas semanas. Já a torcida Guarda Popular estendeu uma faixa negra em sinal de luto pela morte do pai de Renan.
Homenagem a Iarley
O atacante Iarley, do Ceará, recebeu uma homenagem da direção do Inter. O zagueiro Índio e o vice-presidente de Relações Sociais, Gelson Pires, levaram o jogador até a frente da Social. O jogador foi muito aplaudido pelos torcedores. "Este clube ficou marcado no meu coração. Ninguém vai apagar a minha história no Inter", disse Iarley, emocionado.
Primeiro tempo complicado
O primeiro tempo teve um Inter com dificuldades para furar o bloqueio cearense, que defendeu com nove jogadores, deixando apenas Nicácio na frente. Mesmo assim, criou boas chances com Zé Roberto, Rodrigo e Leandro Damião, mas o goleiro Fernando Henrique salvou com boas defesas. Defensivamente, o Inter não teve problemas, não permitindo ao Ceará nenhuma chance de gol. Destaque para Kléber, que apareceu bem no apoio na etapa inicial.
A 1min, Leandro Damião recebeu na entrada da área, protegeu bem a bola e chutou rasteiro no canto para defesa de Fernando Henrique. Boa iniciativa do goleador colorado. Aos 12min, Kléber fez bom lançamentro para Damião na área, o centroavante tentou desviar a bola, mas não conseguiu, e a bola sobrou pra Fernando Henrique.
Aos 20min, Kléber deu ótimo passe para Zé Roberto, que entrou em velocidade na área e chutou forte para grande defesa de Fernando Henrique. Melhor chance do Inter até então. Cinco minutos mais tarde,D´Alessandro cobrou escanteio e Rodrigo cabeceou forte, a bola tocou no chão e foi por cima do gol. Quase o gol. Aos 28min, Damião recebeu na entrada da área, enganou o marcador com agilidade e velocidade, entrou na área e concluiu forte para grande defesa de Fernando Henrique. O goleiro do time cearense já evitava a derrota.
Na saída para o vestiário, no intervalo, os jogadores falaram sobre as dificuldades da primeira etapa: "A gente tem que marcar mais no campo deles e encurtar o espaço deles", disse Zé Roberto. "Temos que continuar indo pra cima que uma hora vai entrar", afirmou Damião.
Surpresa na etapa final
As duas equipes voltaram sem modificações para o segundo tempo. O Ceará voltou tentando surpreender cedo. Aos 2min, Vicente cruzou da esquerda para Nicácio matar a bola e girar no corpo de Rodrigo. No rebote, Osvaldo chutou, a bola desviou na defesa e foi para escanteio. Cinco minutos mais tarde, o Inter respondeu com força: Kléber cobrou falta no travessão e quase marcou um golaço. Aos 16min, o lateral Daniel saiu lesionado para dar lugar a Glaydson. Um minuto depois, Iarley foi a campo na vaga de Geraldo, no Ceará.
A mudança cearense deu certo instantaneamente. Aos 19min, depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Iarley, de cabeça, marcar o gol do time visitante. Falcão reagiou rapidamente e mandou a campo o atacante Gilberto no lugar do volante Bolatti. A partir de então, o Inter tentou pressionar com cruzamentos e chutes de fora da área, mas parou na grande noite de Fernando Henrique.
Aos 29min, Zé Roberto chutou forte e cruzado para uma defesa espantosa do goleiro. Aos 32, duas mudanças, uma em cada time: saiu D´Alessandro, no Inter, e entrou Oscar. Saiu Nicácio, no Ceará, e entrou Washington. Aos 39, foi a vez de Heleno ir a campo no lugar de Eusério, na última mudança do time cearense.
O juiz deu ainda seis minutos de acréscimos para recuperar o tempo que a equipe adversária gastou com antijogo. Aos 48, Washington ainda foi expulso depois de acertar cotovelada em Rodrigo. O Inter pressionou, mas não conseguiu o gol do empate.
Vestiário
"Sabíamos que seria um jogo difícil e que poderíamos perder em uma bola parada. Infelizmente aconteceu.", disse Tinga.
"Sabemos que as críticas virão, mas temos que trabalhar pra superar isso", afirmou o goleiro Lauro.
"Temos que buscar fora de casa os três pontos que perdemos no Beira-Rio", projetou o presidente Giovanni Luigi.
"Pecamos nas conclusões. Temos que corrigir para os próximos jogos", analisou Leandro Damião.
"Fizemos o suficiente para ganhar o jogo. Os jogadores se esforçaram, mas não deu. Não podemos olhar só o resultado", analisou o técnico Falcão.
Ficha técnica
Internacional (0): Lauro; Daniel (Glaydson), Bolívar, Rodrigo e Kléber; Bolatti (Gilberto), Guiñazu, Tinga e D´Alessandro (Oscar); Zé Roberto e Leandro Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Ceará (1): Fernando Henrique; Murilo, Fabrício, Erivelton e Vicente; Michel, Eusébio (Heleno), João Marcos e Geraldo (Iarley); Osvaldo e Marcelo Nicácio (Washington). Técnico: Vagner Mancini.
Gol: Iarley (C), aos 19min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Eusébio, João Marcos, Osvaldo (C), Bolatti, Daniel (I).
Expulsão: Washington (C).
Público: 15.412 (12.971 pagantes). Renda: R$ 185.605,00.
Árbitro: Célio Amorim, auxiliado por Kleber Lúcio Gil e Marco Antônio Martins (trio de Santa Catarina).
Local: Beira-Rio, Porto Alegre.