Inter vence em Campo Grande
Data: 05/06/2011
Por Felipe Silveira/redação
Fotos: Alexandre Lops
O Internacional volta de Mato Grosso do Sul com uma importante vitória, a sua primeira no Campeonato Brasileiro. O
time colorado foi arrasador na etapa incial, quando fez três gols e dominou a equipe de Belo Horizonte. Destaque para a atuação de luxo de Oscar, autor de dois gols e bons lances. No segundo tempo, o Campeão de Tudo soube administrar bem a vantagem - sofreu um gol, mas também fez outro. No finalzinho, permitiu que o América marcasse o segundo, mas nada que evitasse o primeiro triunfo fora do Beira-Rio no campeonato.
Com o resultado, o Inter chegou aos quatro pontos e assumiu a décima colocação. O time colorado volta a atuar pelo Brasileirão no próximo domingo (12/6), quando recebe o Palmeiras no Gigante.
Time modificado en Campo Grande
O time teve dois desfalques importantes, mas por um motivo nobre: Leandro Damião e Bolatti foram convocados para amitosos das seleções nacionais de Brasil e Argentina, respectivamente. O lateral-esquerdo Kleber, com uma lesão muscular, também não atuou. Por outro lado, o lateral-direito Nei retornou ao time após ficar fora de dois jogos em virtude de uma lesão no joelho. O goleiro Renan também retomou a titularidade.
Juan, atuando na lateral-esquerda no lugar de Kleber, e Cavenaghi, formando a dupla de ataque com Zé Roberto, foram as novidades do time colorado na capital sul-mato-grossense. Oscar também ganhou oportunidade no meio-campo na vaga de Bolatti. O Internacional começou a partida no Morenão com Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Juan; Guiñazu, Tinga, Oscar e D'Alessandro; Cavenaghi e Zé Roberto.
Visitante se sentindo em casa
Mesmo atuando longe do Beira-Rio, o Internacional recebeu o forte apoio da sua torcida, com colorados vindos de diversas partes do Mato Grosso do Sul para prestigiar o atual campeão gaúcho. A presença de torcedores do Campeão de Tudo foi maciça nas arquibancadas do Estádio Morenão. O jogo começou com um lance de perigo para o Inter. Logo a 1min, Gabriel cobrou falta e Eliandro desviou de cabeça: a bola passou muito próxima ao ângulo esquerdo. A movimentação dos times era intensa, mas não resultava em produção ofensiva.
Aos poucos o Inter impôs um forte ritmo, principalmente com os incisivos avanços de Oscar. Aos 10min, o meia-atacante fez boa jogada pela direita, passou por três marcadores, e tocou para D'Alessandro chutar de primeira, à esquerda do gol. Jogada de objetividade do garoto. O time mineiro respondeu no lance seguinte, com Eliandro chutando cruzado e a bola passando rente à trave direita de Renan.
Furacão colorado
A partir de então, o que se viu foi um Inter arrasador. Aos 13min, Oscar avançou em velocidade em direção ao gol e chutou em cima do goleiro Flávio. No rebote, a zaga não conseguiu afastar, Cavenaghi tentou o chute e a bola acabou sobrando para o próprio Oscar, que desviou de cabeça para o fundo do gol: 1 a 0!
Dois minutos depois, Zé Roberto fez lançamento preciso e D'Alessandro chutou cruzado da esquerda, de primeira, para acertar o cantinho esquerdo de Flávio. Golaço, o seu 27º com a camisa colorada em 130 jogos. Inter fazia 2 a 0 nos 15 minutos iniciais!

Meia Oscar teve atuação destacada, principalmente no primeiro tempo
Mas o apetite colorado parecia insaciável, e aos 21min, Oscar recebeu um fabuloso lançamento longo de Rodrigo e chutou de primeira, da entrada da área, para ampliar a vantagem colorada: 3 a 0 e um show de bola em Campo Grande! Foi o quinto gol de Oscar pelo Inter.
O panorama da partida seguiu favorável ao time de Paulo Roberto Falcão, que se defendia bem e chegava com qualidade na frente. Aos 25min, D'Alessandro finalizou de longe e o goleiro Flávio fez boa defesa. Um minuto depois, Fábio Júnior chutou e Renan espalmou para escanteio em boa defesa. Por pouco Eliandro não conseguiu o desvio para o gol. Aos 28min, Nei invadiu a área pela direita e foi derrubado, mas o árbitro preferiu não marcar o pênalti.
O América-MG tentou pressionar nos minutos finais, mas o Inter conseguiu se fechar bem e manter a elástica vantagem. Aos 37min, Amaral arriscou de fora e Renan defendeu. Aos 43min, Zé Roberto passou em velocidade pelo marcador e chutou desviado para escanteio. Aos 45min, Leandro Ferreira cabeceou por cima e quase surpreendeu Renan.
América-MG esboça reação
Na etapa final, foi o América-MG que voltou melhor. Aos 5min, Carleto cobrou falta, e após bate-rebate no interior da área colorada, Bolívar afastou com um chutão para frente Aos 10min, Rodriguinho chutou com força de longe e a bola acertou o canto esquerdo de Renan. O time mineiro descontava no placar: 3 a 1.
Cavegol deixa sua marca
A equipe da capital mineira tentou esboçar uma reação, mas o Inter foi letal no contra-ataque. Aos 14min, Zé Roberto fez uma jogada extraordinária, avançando em velocidade desde o meio-campo e ingressando na área para tocar para a bola para o lado. Foi quando Cavenaghi apareceu bem posicionado e chutou com o gol aberto. O atacante argentino comemorou intensamente o seu segundo gol pelo Inter, que chegava aos 4 a 1 em Campo Grande!

Cavenaghi celebra com Falcão seu segundo gol pelo Inter
Aos 20min, Renan fez grande defesa para escanteio, após chute de fora da área de Marcos Rocha. Na sequência do lance, Anderson desviou de cabeça para o gol, mas a jogada já estava anulada - o zagueiro do time mineiro havia cometido falta sobre seu marcador. Aos gritos de 'Olé' da torcida colorada, o Inter tocava a bola e administrava o resultado na capital sul-mato-grossense. Aos 36min, Falcão promoveu a entrada do atacante Gilberto no lugar de Cavenaghi. Aos 37min, Zé Roberto, de grande atuação, fez boa jogada no interior da área e rolou para Gilberto chutar para defesa providencial de Flávio.
Vitória garantida
O América-MG ainda conseguiu diminuir a vantagem, aos 39min: Alessandro recebeu passe no interior da área após boa tabela do ataque mineiro e chutou com força para fazer 4 a 2. Mas não mudou em nada na história do jogo. Nos instantes finais, o Inter apertou a marcação e garantiu a importante vitória fora de casa.
"Fizemos 3 a 0 no primeiro tempo e na etapa final só trabalhamos para manter a vitória", disse Oscar, destaque colorado.
"O time foi muito objetivo. Todo mundo jogou bem. Fico feliz por estar recuperando meu bom futebol. Sei da expectativa que todos têm em cima de mim", afirmou Zé Roberto.
"Valeu pela boa atuação. A torcida que veio nos apoiar merecia este resultado", declarou Renan.
"Não foi um jogo extraordinário, mas nos encoraja a seguir buscando esta compactação do time. Fique satisfeito com a nossa contundência", avaliou o técnico Paulo Roberto Falcão.
"A atuação foi boa. Tem algumas correções por fazer, mas como vínhamos sem vencer, foi um resultado muito importante. Vamos trabalhar forte durante a semana", projetou o assessor de futebol Cuca Lima.
América-MG (2): Flávio; Marcos Rocha, Anderson, Gabriel e Carleto; Glauber (Alessandro), Amaral, Leandro Ferreira (Camilo) e Rodriguinho; Eliandro (Kempes) e Fábio Júnior. Técnico: Mauro Fernandes.
Internacional (4): Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Juan; Tinga, Guiñazu, Oscar (Glaydson) e D'Alessandro; Zé Roberto (Ricardo Goulart) e Cavenaghi (Gilberto). Técnico: Paulo Roberto Falcão.
Gols: Oscar (I), aos 13min do primeiro tempo, e D'Alessandro (I), aos 15min do primeiro tempo, Oscar (I), aos 21 minutos do primeiro tempo, Rodriguinho (A), aos 10min do segundo tempo, Cavenaghi (I), aos 14 minutos do segundo tempo, Alessandro (A), aos 39 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Bolívar, Cavenaghi, Rodrigo (I); Amaral (A).
Arbitragem: Arilson Bispo da Anunciação, auxiliado por Belmiro da Silva e Raiumndo de Oliveira (trio baiano).
Local: Morenão, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.