Olá, Marcos Duarte!

Dos países mais vencedores da América, Inter é o mais copeiro

Data: 05/07/2011

Seguindo a linha da última reportagem sobre qual time é mais “copeiro” no Brasil, em que ficou comprovado que o Internacional leva esta soberania no Rio Grande do Sul, o blogueiro J. Petry, do Blog Impedimento, postou um novo levantamento para saber quem goza desta condição no país vizinho, a Argentina. Foi quando ele, aproveitando a pesquisa, resolveu comparar o rendimento dos clubes brasileiros e argentinos. Para isso, precisou tomar como referência apenas a Copa Libertadores da América, uma vez que as competições nacionais são diferentes nos países, e,posteriormente, todas os torneios internacionais.


Campeão de Tudo é superior a todos os argentinos quando o assunto é "ser copeiro"

O Sport Club Internacional foi constatado como o mais “copeiro” neste estudo, com 77% de aproveitamento nos embates eliminatórios da maior competição do continente, seguido do Boca Juniors, com 74%. Ora, tendo em vista que Argentina e Brasil são os mais triunfantes na Libertadores (22 títulos contra 14, respectivamente), pode-se afirmar que o Internacional é líder na América quando o assunto é confronto em mata-mata até a conquista da glória continental.

> Confira abaixo a parte da publicação do Blog Impedimento (http://www.impedimento.org/) que fala sobre o Inter

Uma coisa que chama a atenção são as baixas porcentagens dos clubes argentinos em comparação com os brasileiros, mas isso é fácil de entender: enquanto os mata-matas porteños em geral só reúnem os melhores clubes do ano em fases finais e torneios curtos, os brasileiros tem, há mais de vinte anos, uma copa nacional, em que enfrentam diversas vezes clubes de categoria inferior, o que permite inflar seus percentuais de vitórias. Isso deve mudar aos poucos a partir deste ano, com o lançamento da Copa Argentina, mas talvez não com grande intensidade, pois na nova competição os grandes só devem entrar em fases mais avançadas, ao que parece.

O único termo de comparação entre brasileiros e argentinos, então, seria considerar apenas competições internacionais. Considerando somente a Libertadores teríamos (já incluída a vitória do Santos sobre o Peñarol, que ainda não cosntava quando do levantamento brasileiro):

Internacional 77%
Boca Juniors 74%
São Paulo 74%
Estudiantes 72%
Santos 71%
Grêmio 68%
Vasco da Gama 67%
Argentinos Jrs 67%
Palmeiras 63%
Vélez Sarsfield 61%
River Plate 60%
Independiente 60%
Fluminense 60%
Cruzeiro 57%
San Lorenzo 55%
Racing Club 50%
Flamengo 45%
Newell’s 45%
Rosario Central 43%
Corinthians 33%
Botafogo 33%
Atlético Mineiro 33%

Considerando todas as competições internacionais:

Internacional 75%
São Paulo 71%
Atlético Mineiro 66%
Boca Juniors 65%
Palmeiras 64%
San Lorenzo 60%
Santos 60%
Cruzeiro 58%
Vélez Sarsfield 57%
Vasco da Gama 57%
Rosario Central 57%
Independiente 56%
Botafogo 56%
River Plate 54%
Grêmio 54%
Flamengo 54%
Fluminense 53%
Estudiantes 52%
Newell’s 47%
Racing Club 46%
Corinthians 44%
Argentinos Jrs 43%

Veja aqui a matéria completa de J. Petry

Voltar