Olá, Marcos Duarte!

Brasileirão: derrota no Rio de Janeiro

Data: 09/07/2011

Foi com duas bolas paradas cobradas por Juninho Pernambucano (a segunda irregular) que o Vasco saiu vitorioso contra o Internacional na noite deste sábado, em São Januário, no Rio de Janeiro. Pela nona rodada do Brasileirão, o time colorado perdeu por 2 a 0 e segue somando 15 pontos, na sexta posição na tabela de classificação. Éder Luis e Dedé marcaram os gols na capital carioca. Colorado sofreu derrota que não ocorria há seis rodadas. Neste período, foram quatro vitórias e dois empates.


Guiñazu, apesar da derrota, teve bom desempenho em São Januário

O técnico Paulo Roberto Falcão não pôde contar com vários jogadores diante dos vascaínos. Oscar será utilizado em outra partida do Brasileirão antes de viajar para o Mundial Sub-20. Bolatti esteve suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Tinga segue lesionado, assim como Andrezinho, Sorondo e Rodrigo. Agora o grupo colorado mira mais um grande desafio neste Brasileirão, também fora de casa. O adversário será o Corinthians, na próxima quinta-feira (14/07), no Pacaembu.

Início foi de prudência

Afetado pelos desfalques (Bolatti, Tinga e Oscar), o Internacional encarou o Vasco da Gama fora de casa com cautela, mas bem postado para buscar as infiltrações na zaga carioca. Os donos da casa entraram em campo imprimindo um volume de jogo maior, muito impulsionado pela reestreia de Juninho Pernambucano, ídolo do clube, no estádio São Januário.

Os primeiros minutos foram de muita movimentação no meio-campo, mas com poucas chegadas incisivas propriamente ditas. Tanto é que foi somente aos 19min, que surgiu uma boa chance, mas em que quase nasceu o gol colorado. D’Alessandro lançou Zé Roberto pela direita, que rolou a bola para Leandro Damião na área. O centroavante brigou com a marcação, limpou a jogada e conseguiu chute rasteiro de pé esquerdo para a defesa de Fernando Prass.

Vasco abre o placar

Apesar do controle colorado, um escanteio mudou o panorama do jogo. Juninho Pernambucano, aos 25, cobrou com qualidade e Dedé subiu para cabecear. Muriel se esticou todo para espalmar e, no rebote, o atacante Éder Luis teve sorte para marcar o gol vascaíno, 1 a 0.

A vantagem acordou o time da Colina, que encontrou outra oportunidade aos 29min. Felipe lançou novamente Éder Luis na área, que disparou a bomba no poste da meta do Inter. A equipe colorada tentou a reação com seu artilheiro. Aos 32min, Kleber cruzou na área e Damião testou por cima. A etapa inicial terminou assim.

Segundo tempo

Atrás no marcador, o Colorado voltou mais agressivo e procurou explorar os lados do campo para atacar. O Vasco, consequentemente, esperou os espaços eventuais do time de Paulo Roberto Falcão. Mesmo assim, as ações coloradas foram bem travadas pelos cariocas.

Na primeira grande oportunidade da etapa final, aos 21min, Fabrício lançou D’Alessandro dentro da área. O argentino passou pelo goleiro, mas ficou sem ângulo para concluir. O jogador apenas conseguiu um cruzamento torto direto para fora.

Retranca adversária e segundo gol ilegal

Ficou bem clara a intenção da equipe de Ricardo Gomes: usar os contra-ataques. A posição vascaína obviamente dificultou a partida para o Internacional. Ficaram escassas, pois, as chances do empate. O Vasco, assim, chegou ao seu segundo gol e novamente na bola parada. Juninho Pernambucano cobrou falta da intermediária com veneno. A bola quicou na frente de Muriel que, no reflexo, bateu com as mãos para frente. Dedé, em posição de impedimento, apareceu para cabecear no cantinho do gol colorado, 2 a 0.

O Inter ainda tentou reabilitação, mas não conseguiu transformar a pressão em gols. Fim de papo no Rio e derrota por 2 a 0. As atenções agora estão voltadas para o duelo contra o líder do Brasileirão, o Corinthians. O jogo ocorre na próxima quinta-feira (14/07), no Pacaembu.

Declarações

"Precisamos trabalhar durante a semana, ter pés no chão e dedicação para fazer um grande jogo na quinta-feira", avaliou Bolívar.

"Em dois lances de bola parada, eles conseguiram os gols. Isso complicou. Tentamos reação, mas não deu. O Vasco tem um grupo qualificado e se defendeu bem", avaliou Leandro Damião.

"Tivemos boa posse de bola e não concluímos, depois tomamos gol de bola parada. Vamos continuar trabalhando, agora temos mais um jogo fora de casa importante", disse D'Alessandro.

Ficha técnica

Vasco da Gama (2): Fernando Prass; Fagner, Anderson Martins, Dedé e Marcio Careca (Jumar); Romulo, Bernardo, Felipe e Juninho Pernambucano; Éder Luís (Diego Souza) e Alecsandro. Técnico: Ricardo Gomes.

Internacional (0): Muriel; Nei, Bolívar, Juan e Kleber; Guiñazu, Glaydson, D'Alessandro (Alex) e Fabrício (Gilberto); Zé Roberto e Leandro Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Gols: Éder Luís (V), aos 25 minutos do primeiro tempo, e Dedé (V), aos 38 minutos do segundo tempo.

Arbitragem: Jaílson Macedo Freitas, auxiliado por Adaílton José Silva e José Oliveira dos Santos (trio baiano).

Cartões amarelos: Fagner e Diego Souza (V); Alex e Zé Roberto (I).

Local: São Januário, no Rio de Janeiro.

Público: 8.731 torcedores / Renda: R$ 249.935,00

Voltar