Olá, Marcos Duarte!

INTER VENCE GRE-NAL DE VIRADA

Data: 09/02/2003

Time colorado saiu perdendo, mas virou o placar para 2 a 1

   O Internacional derrotou o Grêmio por 2 a 1, esta tarde, no estádio Olímpico, pela primeira fase do Gauchão. Com a vitóra, o Inter chegou aos 4 pontos e se isolou na liderança da competição, além de ter acabado com o tabu de estar há 13 jogos sem vencer o clássico.

  O técnico colorado Muricy Ramalho manteve o mistério da escalação do Internacional até minutos antes da partida começar. Ele acabou optando por colocar um time precavido em campo, disposto no esquema 3-5-2 e privilegiando a marcação forte no meio. Contrariando a tendência de que o garoto Diego sairia jogando o clássico, Muricy escalou um meio-campo de contenção com Claiton, Sangaletti e Fávio fazendo às vezes do homem de ligação com o ataque. Ismael e Thiago Matos apareceram nas alas e Daniel Carvalho e Jefferson Feijão no ataque. Na zaga, jogaram Luiz Alberto, André Cruz e Vinícius.

   Mas foi o Grêmio que começou melhor. Aos 20 minutos, Luís Mário abriu o placar. O Inter sentiu o gol e passou a ter dificuldades em criar jogadas que levassem perigo à meta tricolor. As finalizações coloradas da primeira etapa se resumiram em chutes de fora área que não ofereceram maior perigo ao goleiro Danrlei.

   No intervalo do jogo, Muricy Ramalho cobrou dos jogadores uma maior determinação em busca do gol, e o preparador físico Paulo Paixão trabalhou com o aspecto emocional do grupo, ressaltando a importância da vitória no clássico. Foi o início da virada heróica do Inter no Gre-Nal de número 353. Cleiton Xavier entrou no lugar de Flávio para dar mais articulação ao setor de ligação. O time passou a criar jogadas perigosas, na maioria das vezes com Daniel Carvalho pela direita. Aos 22 minutos, após uma cobrança de escanteio, Vinícius cabeceou com força para o gol e empatou a partida. Mas o Inter queria a vitória. O garoto Diego entrou no lugar de Jefferson Feijão na condição de atacante, posição na qual ele prefere jogar: "Eu pedi ao professor para jogar de atacante. Por isso entrei só no segundo tempo", confessou o jogador após o jogo. E foi dele o passe para o gol que fez a torcida colorada explodir de alegria já no final da partida. Aos 40 minutos, em uma jogada de extrema habilidade dentro da grande área, Diego deu um passe curto para Daniel Carvalho, que chutou com força para o fundo da rede gremista: Inter vira o placar e vence o Gre-Nal por 2 a 1.

O Internacional jogou com Clemer, Luiz Alberto, André Cruz e Vinícius; Thiago Matos, Sangaletti, Flávio (Cleiton Xavier), Claiton e Ismael; Daniel Carvalho e Jefferson Feijão (Diego).

   Ao final da partida, Muricy Ramalho enalteceu a vitória sobre o Grêmio. "Nós vencemos um time que joga há muito tempo junto. Os jogadores estão de parabéns", reconheceu o técnico. No retorno ao estádio Beira-Rio, a delegação colorada foi recebida por dezenas de torcedores que comemoravam a heróica vitória no Gre-Nal. O presidente Fernando Carvalho também estava presente e elogiou a determinação dos jogadores em campo: "Foi uma vitória da raça e da superação dentro de campo", afirmou. O Internacional volta a jogar no próximo final de semana contra o Caxias, em Caxias do Sul.

Voltar