Derrota no Gre-Nal disputado no Olímpico
Data: 28/08/2011
O Internacional foi derrotado por 2 a 1 no Gre-Nal disputado na tarde deste domingo, no Olímpico, no fechamento do 1º turno do Brasileirão. O adversário largou na frente, com Marquinhos, mas Índio empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Douglas, de pênalti, marcou o gol da vitória do time da casa. O Inter ocupa a oitava posição, com 27 pontos, e nesta quarta-feira (31/8) encara o Santos, no Beira-Rio.

Índio marcou mais uma vez contra o Grêmio, mas não evitou derrota no Olímpico
Ressaca de campeão
Menos de quatro dias depois de erguer a taça do bicampeonato da Recopa, ainda com todo o desgaste emocional inerente ao título, o Internacional teve pela frente o Grêmio, no Olímpico, na rodada de encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O time ainda teve três desfalques: Nei e Guiñazu, suspensos, e D'Alessandro, lesionado, não puderam atuar. Glaydson, Tinga e Andrezinho foram os substitutos, respectivamente. O restante do time foi o mesmo que venceu o Independiente na decisão da última quarta-feira. No banco de reservas, as novidades foram o volante Sandro Silva e o meia Ilsinho, recentemente contratados pelo Clube. O clássico foi o primeiro de Dorival Júnior como treinador.

Cerca de 2,8 mil colorados lotaram o seu espaço na casa do adversário
Começo difícil
O jogo começou bastante movimentado. O Grêmio tinha mais poder de marcação e conseguiu diminuir os espaços do Inter. Aos 5min, Júlio César chutou por cima do gol de Muriel na primeira finalização do clássico. Aos 7min, a resposta colorada: Oscar puxou um rápido contra-ataque e tentou tocar para Leandro Damião, mas Saimon conseguiu interceptar a bola em momento providencial.
Aos 11min, um susto: Índio desviou de cabeça um cruzamento da esquerda e quase fez gol contra. Muriel estava atento e conseguiu salvar, e no rebote, André Lima chutou em cima do goleiro colorado. Que sufoco! O Inter tentou ameaçar na bola parada, aos 15min, quando Kleber lançou para a área e Índio desviou fraquinho de cabeça para defesa fácil de Victor.
Um minuto depois, Mário Fernandes chutou da direita e a bola sobrou para Marquinhos no meio da área, que concluiu no canto direito de Muriel. 1 a 0 para o Grêmio. O panorama da partida ficou bastante complicado para o time colorado, que passou a ser muito pressionado. Mas a equipe de Dorival Júnior se fechou e conseguiu resistir bem às investidas do adversário.
Índio iguala para o Inter
Mais do que isso, chegou ao gol de empate aos 26min. Oscar cobrou falta para a área gremista e Índio correu em direção a bola para cabecear cruzado e vencer o goleiro Victor. 1 a 1! Foi o sexto gol de Índio em 17 clássicos. É o zagueiro com maior número de gols em Gre-Nais da história do Inter. Com a camisa colorada, já são 29 gols em 307 jogos.

Índio (E) marcou o sexto gol sobre o Grêmio em 17 clássicos Gre-Nais
Aos 28min, Muriel dividiu com dois gremistas pelo alto e a bola sobrou para Saimon, que após trombar com Índio, caiu reclamando por pênalti. O árbitro sinalizou escanteio. Aos 37min, Kleber afastou com um chutão o perigo que rondava a área colorada, mas na sequência do lance a bola passou ameaçadoramente pela frente do gol de Muriel. Aos 45min, o ataque tricolor fez boa troca de passes até que Júlio César chutou cruzado, para fora.
Etapa final
No intervalo, Jô entrou no lugar de Dellatorre. O Inter ensaiou uma pressão, mas o Grêmio aos poucos conseguiu equilibrar a partida. Jogando em casa, o time tricolor lançou-se ao ataque na tentativa de chegar ao segundo gol. Aos 7min, Muriel afastou de soco a bola da área após cruzamento de Júlio César. Aos 13min, Mário Fernandes foi ao chão após dividir com Muriel. O lateral queria o pênalti, mas o árbitro aplicou o cartão amarelo por simulação do gremista. Aos 15min, André Lima conseguiu a antecipação a Bolívar e desviou com o pé a para defesa tranquila de Muriel.
O Inter tinha dificuldade em finalizar, já que a marcação gremista era intensa. Aos 22min, Oscar chutou de fora da área e Victor espalmou para escanteio. Aos 28min, o goleiro defendeu com traquilidade após chute de Leandro Damião.

Andrezinho em ação no clássico de número 388 da história
Pênalti define o placar
Aos 34min, o lance que decidiu o resultado do clássico. Escudero invadiu a área e atirou-se ao chão após encostar em Índio. O árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti, que foi convertido por Douglas. 2 a 1. O técnico Dorival Júnior ainda promoveu estreia de Ilsinho, colocando-o no lugar de Tinga. O Grêmio quase ampliou com Fernando, aos 40min, em um chute frontal que desviou na zaga e saiu pela linha de fundo. No finalzinho do jogo, Leandro Damião cabeceou de costas, na pequena área, para defesa de Victor.
"Infelizmente hoje não deu e vamos buscar os três pontos no próximo jogo", avaliou Muriel.
"O time sentiu o desgaste emocional da final da Recopa. Os jogadores foram ao limite na quarta-feira, e hoje teve uma partida complicada pela frente. Vamos pensar no próximo jogo", disse o técnico Dorival Júnior.
"Tivemos um jogo que nos exigiu muito contra o Independiente. Os jogadores deram tudo de si, e hoje este desgaste pesou um pouco. Mas temos totais condições de buscar melhores resultados no returno", ponderou o presidente Giovanni Luigi.
Grêmio (2): Victor; Mário Fernandes, Saimon, Vilson e Julio Cesar; Fernando, Fábio Rochemback, Douglas, Marquinhos (Leandro) e Escudero (William Magrão); André Lima. Técnico: Celso Roth.
Internacional (1): Muriel; Glaydson, Bolívar, Índio e Kleber (Juan); Elton, Tinga (Ilsinho), Oscar e Andrezinho; Dellatorre (Jô) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Marquinhos (G), aos 16min do primeiro tempo, Índio (I), aos 26min do primeiro tempo, Douglas (G), de pênalti, aos 34min do segundo tempo.
Cartões amarelos: Dellatorre, Índio, Jô, Bolívar (I); Rochemback, Mário Fernandes (G).
Arbitrarem: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Júlio César Rodrigues Santos (RS)
Local: Olímpico, em Porto Alegre.