Subestação Menino Deus sustenta Projeto Gigante Para Sempre
Data: 21/09/2011
Prefeitura de Porto Alegre cedeu terreno para construção por parte da CEEE
O Projeto Gigante para Sempre, que modernizará todo o Complexo Beira-Rio para os próximos anos e também para a Copa do Mundo de 2014, ganhou mais um ‘pilar’ de sustentação nesta quarta-feira. O secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, recebeu o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, o vice-presidente de serviços especializados do Internacional, Luciano Davi, o secretário de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, e o presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Sérgio Dias, no Centro Administrativo Fernando Ferrari, para a assinatura de termo de cessão de um terreno do município onde será construída a Subestação Menino Deus da CEEE.

Assinatura do termo de cessão de terreno ocorreu no Centro Administrativo de Porto Alegre
A obra, que faz parte dos investimentos em infraestrutura da empresa para a Copa do Mundo de 2014, possibilitará o suprimento adequado de energia elétrica ao estádio Beira-Rio, atendendo critério da Fifa que exige dupla alimentação nos estádios que serão sedes da Copa do Mundo 2014, no Brasil. “O esforço de todos aqui é para que Porto Alegre seja a melhor cidade sede do Mundial. Tenho a plena confiança que o Internacional será o clube da capital gaúcha que fornecerá um estádio com todas as condições para o espetáculo, e, claro, daremos o verdadeiro apoio para isso acontecer. A construção da subestação em um dos bairros mais importantes da cidade é uma prova disso”, afirmou o prefeito José Fortunati. “Estou absolutamente feliz por esta parceria entre Prefeitura, CEEE e Internacional em busca deste crescimento da cidade. Esta era uma necessidade e precisávamos disso para dar suporte ao nosso estádio (o Beira-Rio) para a Copa”, avaliou Beto Albuquerque.
O Sport Club Internacional, que cederá sua casa para a Fifa, reforça a ideia de apoio a Porto Alegre em prol do crescimento tanto do clube como da cidade. "O Internacional é um aliado neste processo de modernização da Capital e estamos prontos para apoiar naquilo que for preciso", ressalta Luciano Davi.
Autoridades presentes
Ainda estiveram presentes no encontro na Secretaria de Infraestrutura e Logística o coordenador executivo do Comitê Gestor da Copa 2014, Carlos Eugênio Simon, a engenheira da Câmara Temática da Infraestrutura da Copa, Maria Barbosa, o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa de 2014 Airto Ferronato, além de demais diretores e assessores.

Luciano Davi (D) realçou o apoio do Internacional a Porto Alegre
“Este é um investimento alto para uma obra que deixará um legado importantíssimo para Porto Alegre, não só na Copa do Mundo. Teremos uma tecnologia de ponta que agredirá minimamente o meio ambiente, o que é fundamental atualmente. Isso só foi possível graças à liberação desta área”, comentou Kalil Sehbe. Já Sergio Dias recorda a última subestação construída em POA. “Estas são obras que a cidade precisa. A última subestação instalada na cidade foi em 1999. Dado este que fortalece nossa iniciativa de termos uma nova no Menino Deus”, sustenta.

José Fortunati (E), Beto Albuquerque e Sérgio Dias assinam termo
Saiba mais sobre a Subestação Menino Deus
A Subestação será do tipo ‘compacta’, contendo um transformador de 50 MVA (69 kV) e oito alimentadores (13,8 kV), atendendo exigências da Fifa no que diz respeito ao estádio Beira-Rio, um dos palcos da Copa de 2014. O investimento do projeto é de R$ 14,8 milhões e possibilitará o suprimento adequado de energia elétrica à casa dos colorados.

Local da Subestação Menino Deus já foi planejada junto ao Projeto Gigante Para Sempre do Inter