Museu do Inter presente em seminário internacional
Data: 27/09/2011
Ocorreu em São Paulo, nas dependências do Esporte Clube Pinheiros, entre os dias 19 e 20 do mês de setembro, o I Seminário Internacional Memória e Esporte. Este evento abordou a situação da pesquisa e da preservação da memória em instituições ligadas ao futebol e, também, ao esporte de maneira geral. Para isso, diversos representantes de museus esportivos estiveram presentes apresentando a situação das suas instituições de origem.

Leandro Fonseca e Delene Gastal representaram o Museu do Inter no evento
Após as palestras, os organizadores do evento proporcionaram uma roda de discussão com o objetivo de criar uma rede de instituições de esporte, a fim de incentivar a preservação da memória esportiva brasileira. Além disto, os participantes e palestrantes puderam dividir suas experiências sendo elas: acertos, erros, dificuldades e perspectivas durante a organização dos seus centros de memórias institucionais. O Museu do Inter esteve neste evento representado pelos dois historiadores, Delene Gastal e Leandro Fonseca, que apresentaram, através de um banner, o trabalho de preservação da memória do Internacional realizado pelo Setor de Pesquisa do Museu.
Entre os principais palestrantes do evento, podemos destacar José Miguel Soares Wisnik (autor de Veneno Remédio), Dr. João Malaia (UFRJ), Ricardo Pinto dos Santos (Coordenador Geral do Centro de Memória Vasco da Gama/RJ), Jordi Penas (Diretor do Museu F.C. Barcelona, Espanha) e María Del Valle (Diretora da Biblioteca do Club Atlético Boca Juniors, Buenos Aires, Argentina).