Ciclo de Palestras da FECI debate sobre futebol e cultura
Data: 18/11/2011
Com o objetivo de debater as relações entre futebol e alguns eixos culturais, a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI) está promovendo um Ciclo de Palestras desde o dia 10 de novembro, no Salão do Conselho Deliberativo, no Beira-Rio. O encerramento será nesta sexta-feira (18/11), quando estão programados painéis com o professor de filosofia da Unisinos Luiz Rohden e com o jornalista e comentarista esportivo Ruy Carlos Osterman.
O presidente da FECI, Cesardo Júlio Vignochi, afirma que a ideia para a formação do ciclo saiu de conversas com o vice-presidente da Fundação, Lucio Ignácio Regner, e sua esposa, Ana Regner. “Essas ideias ocorreram no decorrer de conversas. O Lucio e a Ana estiveram na Europa no ano passado e assistiram palestras sobre o tema em questão. Quando eles voltaram, nós montamos o ciclo através do tempo”, explica.

Palestras estão sendo realizadas no Salão Nobre do Conselho Deliberativo
Neste sentido, a parceria com a Unisinos foi fundamental para a montagem do curso. “A nossa relação com a Unisinos é muito forte. Desde quando decidimos criar um curso de informática, há alguns anos, e a universidade nos doou dez computadores. Nosso relacionamento com eles é muito importante e só tem a frutificar. Novos eventos vêm por aí", disse Vignochi.
Um dos palestrantes do último dia, Luiz Rohden, declarou que os clubes de futebol devem refletir sobre a prática esportiva e elogiou a iniciativa da FECI. “Um bom time de futebol não deve primar somente pelo estudo da técnica e da eficácia, mas também refletir sobre a sua prática. A FECI está de parabéns por esse evento, pois ele proporciona um ambiente de discussão sobre a prática esportiva. Isso possibilita a reflexão sobre a nossa cultura e a nossa identidade”, enfatizou Rohden.