Olá, Marcos Duarte!

Cinco novos clubes integram Aliança Internacional

Data: 03/12/2011

A parceria estratégica do Internacional com clubes do mundo inteiro se ampliou. A partir de agora, cinco novos integrantes (três da Ásia, uma da Euro-Ásia e um da África) ingressam na Aliança Internacional, que tem como objetivo desenvolver a primeira rede global de cooperação entre times de futebol do planeta, em modelo de negócio similar ao da Star Alliance, que reúne companhias aéreas. São eles: Al Ain Sports (Emirados Árabes Unidos), Muangthong United Football Club (Tailândia), Raja Club Athletic (Marrocos), Shanghai Shenhua (China) e Besiktas (Turquia).

O acordo, que foi firmado em setembro deste ano, prevê parcerias em várias frentes. No âmbito mercadológico, as ações incluem a busca por novas oportunidades comerciais; desenvolvimento da imagem dos clubes; captação de patrocínios e realização de eventos, partidas e pré-temporadas. Além disso, seus integrantes debatem estratégias para redução de custos em operações financeiras e melhores práticas gerenciais. Na esfera técnico-desportiva, pretende promover intercâmbio entre treinadores e jogadores das categorias de base; realização de clínicas; visitas de benchmark e negociação de atletas.

Reunião na Espanha

No começo deste mês, os dirigentes do Sport Club Internacional Maximiliano Carlomagno, assessor da presidência, e Jorge André Avancini, diretor executivo de Marketing, participam de uma série de encontros na Espanha com os demais membros do grupo. Saiba mais sobre a reunião clicando aqui.

> Conheça mais sobre os novos clubes da parceria

Shanghai Shenhua - O clube chinês foi fundado em 1993 na cidade de Xangai, a maior da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. A alcunha da equipe é 'Diabo Azul' e na galeria de títulos estão, com destaque: Copa do Leste Asiático (2007), Campeonato Chinês (1995 e 2003) e Copa da China (1998). A primeira competição, conhecida em inglês como A3 Champions Cup, reúne campeões da China, Japão e Coreia do Sul.


Clube é da cidade de Xangai, a maior da China

Muangthong United Football Club - clube da cidade de Muang Thong Thani criado em 1989, o Muangthong United vem crescendo nos últimos anos no que diz respeito a representatividade no país e na Ásia. Na temporada 2009, ocorreu um fato marcante na história do 'Gêmeos Qilins' (apelido em função do escudo do clube, que traz duas criaturas chinesas parecidas com unicórnios, uma figura para trazer boa sorte): o Muangthong United participou pela primeira vez da primeira divisão do Campeonato Tailandês. E, nos dois anos que participou, foi campeão (2009 e 2010).


Time subiu há menos de dois anos para a primeira divisão tailandesa

Al Ain Sports - O Al Ain é um clube dos Emirados Árabes Unidos que já tem 43 anos de história.O time tem como principal conquista a Liga dos Campeões da Ásia, faturada em 2003. Trata-se de uma competição equivalente à Copa Libertadores da América. O técnico Alexandre Gallo, campeão da Recopa com o Inter em 2007, era o treinador da equipe antes de voltar ao Brasil para treinar o Avaí neste ano. Em território nacional, o Al Ain soma nove títulos da liga. Seu apelido é 'O Chefe'.


Al Ain foi campeão da Liga dos Campeões da Ásia em 2003

Raja Club Athletic - Sediado na maior cidade do Marrocos, Casablanca, o Raja tem o ano de sua fundação em 1949. Os 'Águias Verdes' já conquistaram nove vezes o Campeonato Marroquino e três vezes a Liga dos Campeões da África (competição equivalente à Libertadores da América), sendo assim um dos times mais tradicionais do continente. O clube foi a primeira equipe africana a disputar o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, quando a entidade montou o torneio disputado em São Paulo.


Em São Paulo, Raja participou do Mundial FIFA de 2000

Besiktas - É o time mais popular da cidade de Istambul, na Turquia, com 108 anos de história. É o atual campeão da Copa da Turquia, e também tem no currículo uma série de outras conquistas nacionais. O zagueiro Sidenei, ex-Inter, integra o grupo do time turco.


Besiktas é o mais novo clube a integrar a Aliança Internacional

Voltar