Cinco anos da maior façanha colorada: o mundo era nosso!
Data: 17/12/2011
Neste dia 17 de dezembro comemoramos cinco anos da conquista da Copa do Mundo de Clubes FIFA realizado no Japão em 2006. Esta foi a terceira edição da principal competição de clubes em nível mundial. A competição contou com seis times, sendo que todos foram campeões de seus respectivos torneios continentais. Foram eles: o sul-coreano Jeonbuk Motors (AFC), o neozelandês Auckland City (OFC), o egípcio Al-Ahly (CAF), o mexicano América (CONCACAF), o espanhol Barcelona (UEFA) e o brasileiro Internacional (CONMEBOL).
O Internacional estreou na semifinal contra o time egípcio Al-Ahly. Foi um jogo difícil devido ao nervosismo dos jogadores colorados. Mas a vitória chegou por meio dos gols dos jovens Alexandre Pato e Luiz Adriano. O Internacional venceu por 2 a 1 e se credenciou a disputar a final contra o Barcelona. O time catalão era o favorito porque tinha um elenco com grandes jogadores de diversas seleções nacionais. Contudo, dentro de campo, prevaleceu a postura tática do Internacional que neutralizou as jogadas do Barcelona. E em um ataque articulado por Iarley, Adriano Gabiru marca o gol do título aos 36 minutos do segundo tempo. Vencemos por 1 a 0.

O Inter conquistou o mundo, honrou a nossa terra e mostrou para todos o espírito guerreiro do nosso povo. O capitão Fernandão ergueu o troféu para o mundo inteiro ver que o Internacional era o campeão. A comemoração da torcida colorada atingiu todas as cidades do estado e o Rio Grande do Sul estava vestido de vermelho e branco. No retorno triunfal dos jogadores para o Beira-Rio, mais de 600 mil torcedores saudaram o grupo campeão pelo caminho, e dentro do estádio aguardaram os jogadores trazerem o troféu. Em 2006, o mundo era nosso!
Fagner Dornelles de Souza – Equipe de mediação do Museu do Inter