FECI comemora 2011 de feitos relevantes
Data: 27/12/2011
Campanhas sociais, ações de cidadania, prêmios recebidos e conquistas obtidas. A Fundação de Educação e Cultura do Internacional (FECI), a mais antiga das fundações ligadas a clubes de futebol do mundo, pode comemorar o ano de 2011 com todos estes feitos. Em seu 35º aniversário, a FECI mostrou mais uma vez sua importância para o Sport Club Internacional no âmbito social, cultural e esportivo.
Confira abaixo uma retrospectiva acerca desta entidade - que é responsável pelo acervo histórico do Clube e pelo gerenciamento dos projetos sociais - com algumas atividades desenvolvidas durante o ano:
35 anos
Foi no mês de setembro que, com uma grande festa no Centro de Eventos do Beira-Rio, a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, uma das cinco existentes no mundo, comemorou seus 35 anos de vida. Uma confraternização digna para esta data que significou não somente o transcurso de mais um ano da instituição, mas também a realização de um sonho, um ideal que teve início nas primeiras décadas do século passado na visão de alguns sócios e torcedores colorados que organizaram a biblioteca que mais tarde foi ampliada para departamento cultural do Clube.

Festa ocorreu no Centro de Eventos do Beira-Rio
Certificação de Fornecedor Consciente
O Sport Club Internacional recebeu pelo segundo ano consecutivo a certificação de Fornecedor Consciente na categoria Responsabilidade Social. O vice-presidente da FECI, Lúcio Ignácio Regner, e a supervisora de projetos sociais e esportivos, Janice Cardoso, receberam o certificado na categoria junto a outras instituições premiadas. A distinção é concedida pelo Instituto de Desenvolvimento do Fornecedor-RS para empresas e instituições que destacam-se nos segmentos de responsabilidade social, marketing consciente, cultura, ecologia e respeito ao consumidor.

Lúcio Ignácio Regner e Janice Cardoso representaram o Clube na entrega dos prêmios
Distinções da Assembleia Legislativa
Em novembro, o Clube, em cerimônia realizada no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, recebeu o Certificado e a Medalha de Responsabilidade Social. Concedida pelo Parlamento Gaúcho, as distinções foram ganhas pelo Internacional em função do sucesso do case Inter Social, que tem o Programa Interagir como o principal expoente, pertencente à FECI. O diretor da Fundação indicado pelo Clube, Paulo Rogério Silva dos Santos, o gerente de esportes amadores, Leandro Koehn, e o contador, Fabrício Calistro, representaram o Inter na premiação.

Da esq. para dir.: Leandro Koehn, diretor Roberto Lacerda, Paulo Rogério Silva dos Santos e Fabricio Calistro
Projetos sociais
Os principais Projetos desenvolvidos hoje são o Interagir e o Cidade Escola, que propiciam atividades no turno inverso escolar, diminuindo a exposição de crianças e adolescentes aos riscos nas comunidades onde vivem. Outro importante projeto é o Incluindo a Memória Afro, que fomenta a cultura afro-brasileira e atende a comunidades igualmente em risco de vulnerabilidade social. Além destes, destaca-se também o Projovem Adolescente, que objetiva fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da oferta de ações sócio-educativas, na perspectiva de assegurar a proteção social básica.
Outro exemplo é a criação, ao lado da Brigada Militar, neste ano, no mês de agosto, o Projeto PM Mirim nas dependências do Gigantinho, uma iniciativa que visa atender a crianças dos 7 aos 10 anos de idade, preferencialmente em vulnerabilidade social. Já o projeto Cidade Escola, da Secretaria Municipal de Educação (SMED) – núcleo Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional, é outro feito com destaque que visa vincular os alunos à escola no turno inverso.
Ações sociais
Muitos foram as campanhas ou ações que a entidade colorada participou ou promoveu. Algumas delas serão citadas aqui: por meio dela, por exemplo, o Clube do Povo reforçou laços de cooperação com a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Governo do Estado (FASE).
Já no mês de maio, a 13ª Corrida para Vencer o Diabetes, realizada no Parque Moinhos de Vento (Parcão), mobilizou a comunidade porto-alegrense. A torcida colorada não deixou por menos e encerrou com chave de ouro sua participação na campanha deste ano. O envolvimento dos Consulados dos bairros de Porto Alegre e da região metropolitana foi fundamental para a venda de 2.650 camisetas.
Em agosto, a FECI promoveu a iniciativa de receber doações na Campanha do Agasalho, visando entregá-las a diversas entidades. Por fim, em dezembro, a solidariedade entrou em campo para o projeto 'Gol da Vida', que reuniu ex-atletas e autoridades e objetivou causas sociais. Dois Gre-Nais, que terminaram em empate no Olímpico e vitória colorada no Beira-Rio.
Homenagem da Prefeitura
A Prefeitura de Porto Alegre homenageou a Fundação com a Medalha da Cidade de Porto Alegre, em cerimônia realizada no Teatro Renascença. A solenidade integrou as comemorações dos 239 anos da capital gaúcha e contou com a presença do prefeito José Fortunati, que entregou as 19 medalhas e diplomas aos agraciados, tanto personalidades como instituições.

Presidente da FECI Cesardo Júlio Vignochi (D) exibe o diploma recebido da Prefeitura de Porto Alegre
Homenagem no gramado
Em outubro, na partida contra o Corinthians pelo Brasileirão, no Beira-Rio, a equipe do Internacional entrou em campo com camisetas comemorativas aos 35 anos da FECI antes da partida, também homenageando a entidade.

Inter entrou no gramado do Beira-Rio vestindo camiseta alusiva aos 35 anos da FECI
Ciclo de Palestras
Com o objetivo de debater as relações entre futebol e alguns eixos culturais, a FECI promoveu nos meses de outubro e novembro um inédito Ciclo de Palestras no Salão do Conselho Deliberativo, no Beira-Rio. Um verdadeiro sucesso que promoveu debates e palestras, tendo como tema central futebol e cultura. O encerramento se deu com painéis com o professor de filosofia da Unisinos Luiz Rohden e com o jornalista e comentarista esportivo Ruy Carlos Osterman. Entre outros palestrantes estiveram também Marcelo Dascal, Élio Carravetta e Donaldo Schüller.
Equipe feminina da FECI
Fruto de uma parceria entre a ex-jogadora de futebol Duda e a FECI, o futebol feminino do Inter nasceu em grande estilo. A equipe colorada participou do Campeonato Gaúcho da categoria e acabou como vice-campeã, posição que a garantiu na Copa do Brasil 2012.

Coloradas fizeram bonito neste ano