Olá, Marcos Duarte!

Inter apresenta relatório de prestação de contas de 2011

Data: 04/05/2012

O Sport Club Internacional consolida sua vocação inovadora e dá prosseguimento a suas práticas de governança corporativa ao apresentar a prestação de contas da gestão referente ao ano de 2011 para imprensa, dirigentes e patrocinadores, durante a manhã desta sexta-feira (04/05), nas suítes do Complexo Beira-Rio.


Maximiliano Carlomagno detalhou o processo de gestão dentro e fora de campo em 2011


Representando o presidente Giovanni Luigi, o vice-presidente Dannie Dubin atendeu aos questionamentos feitos pela imprensa

O Internacional promoveu um café da manhã ilustrado com a apresentação do assessor da presidência Maximiliano Carlomagno, seguida das perguntas feitas pela imprensa aos membros do conselho de gestão presentes. "Foi uma oportunidade de mostrar que o futebol também se dá fora das quatro linhas, que reflete depois dentro de campo", afirmou Dannie Dubin. "Representa muito para o Inter, pois a imprensa poderá levar estas informações ao torcedor. A imprensa colabora, por exemplo, para levar informações aos sócios e este evento foi fundamental", avaliou o jornalista Pedro Ernesto Denardin.


Representantes dos grandes veículos de imprensa do Estado e do Brasil acompanharam a prestação de contas do Internacional

"Dificilmente a gente vê atitudes como estas, de abertura do Clube, amostragem dos dados, colocar tudo de forma clara para que nós, jornalistas, possamos transmitir à torcida", disse o jornalista Fabrício Falkowski. "Fico feliz em ver estes números tão positivos da gestão, mas também em saber que o Clube vislumbrou esta apresentação para mostrar tudo que acontece no Inter para a imprensa e, por consequência, ao seu torcedor", confirmou o jornalista Fabiano Baldasso.

Dentre todos os aspectos abordados, dez merecem destaque especial por contribuírem diretamente para a manutenção do Campeão de Tudo como a principal referência administrativa entre os clubes de futebol do Brasil. São eles:

1) TIME COMPETITIVO: Dois mil e onze marcou o décimo ano consecutivo de conquista de títulos - o sexto com êxito em torneios internacionais. Entre os troféus erguidos, destacam-se o do Campeonato Gaúcho e o da Recopa. Pela primeira vez em sua vitoriosa história, o Internacional também garantiu participação na Copa Libertadores da América pelo terceiro ano seguido.

2) MANUTENÇÃO DE ÍDOLOS: Em sua busca incessante pela qualificação do grupo de jogadores do time profissional, o Sport Club Internacional manteve craques como Leandro Damião, D'Alessandro, Kleber e Índio, alguns dos principais destaques do time nas últimas temporadas.

3) CELEIRO DE ASES: Para reforçar sua posição de referência mundial na formação de novos talentos, o Colorado integrou novos e importantes jogadores ao grupo profissional, ao mesmo tempo em que conquistou títulos relevantes na base. Destaque para a liderança do ranking Olheiros.net, que avalia a qualidade das categorias de base dos clubes no Brasil.

4) PATRIMÔNIO: O ano de 2011 marcou um profundo e transparente processo de reflexão sobre o melhor modelo para modernização do Estádio Beira-Rio. A opção foi pela mudança do autofinanciamento para a parceria estratégica, fato que garantiu a realização da Copa do Mundo de 2014 na casa dos colorados. Esta será a segunda vez que o Inter irá sediar o maior evento do futebol em seus domínios – o Estádio dos Eucaliptos já havia recebido jogos da Copa em 1950.

5) SÓCIOS: O Sport Club Internacional manteve-se na liderança do ranking dos maiores quadros sociais entre os clubes de futebol da América Latina. Seus mais de 103 mil associados foram constantemente envolvidos em marcantes e inovadoras ações de relacionamento. Destaque para o direito de acompanhar a Copa Audi na Alemanha e todos os benefícios entregues por meio do programa Paixão Premiada, que recompensa os sócios por sua fidelidade. Também cabe ressaltar o contínuo envolvimento dos consulados do clube em 40 eventos por todo Brasil que reuniram mais de 21 mil pessoas.

6) INTER SOCIAL: Sabedor de sua responsabilidade como agente de transformação social, o Sport Club Internacional manteve e ampliou suas iniciativas com a comunidade por meio do projeto Interagir e da Fundação de Educação e Cultura do clube (FECI).

7) PARCEIROS: Ao longo de 2011, o Campeão de Tudo consolidou parcerias e firmou importantes acordos de patrocínio. Entre eles, pode-se citar a renovação do contrato de televisionamento com a Rede Globo, a escolha do novo fornecedor de material esportivo do clube e o desenvolvimento de novos produtos e serviços com a marca Internacional, fatos que evidenciam a crescente confiança do mercado com a gestão do clube.

8) INTERNACIONALIZAÇÃO: Os esforços para globalização da marca Internacional tiveram prosseguimento na temporada passada com a participação do time colorado na prestigiada Copa Audi, ao lado de Bayern de Munique (Alemanha), Barcelona (Espanha) e Milan (Itália), e com a participação institucional na 1a Aliança Global de Times de Futebol, ao lado de alguns dos clubes mais vitoriosos e importantes do mundo.

9) GESTÃO: O Sport Club Internacional deu sequência a suas práticas de gestão com a constituição e operação de um Conselho de Gestão, a contratação de um Superintendente Executivo, a redefinição das fontes de financiamento e a implementação de importantes ações de redução de custos sem prejuízo ao crescimento das receitas. Essa política culminou com o reconhecimento do mercado, que premiou as ações gerenciais do clube com os consagrados “Top of Mind”, “Top de Marketing” e “Top Consumidor”.

10) MARKETING: Em 2011, a área lançou novos produtos, reorganizou o modelo de licenciamento e celebrou novos acordos de patrocínio com importantes marcas, tais como Ambev e Gatorade, entre outras. Essas diretrizes impulsionaram positivamente o crescimento das receitas de marketing do Inter, que duplicaram no comparativo com 2010 – foram quase R$ 44 milhões, contra R$ 21,7 do ano anterior. A participação da área nas receitas totais do clube em 2011 chegou a 22%.

Clique aqui para conferir o Balanço Financeiro 2011!

Voltar