CAMPANHA GAUCHÃO
Data: 07/05/2012
A campanha do bicampeonato gaúcho foi marcada pela superação do Inter. Depois de ser eliminado no primeiro turno, o Colorado buscou o título do returno e passou pelo Caxias nas finais. Nas 20 partidas do campeonato, venceu 14, empatou três e foi derrotado três vezes. Marcou 45 gols e sofreu 15. Relembre jogo a jogo a trajetória que culminou com a conquista do 41º título estadual.
Taça Piratini - 1º turno


Oscar marcou o gol da vitória no primeiro jogo oficial do ano
Foi um jogo equilibrado, mas em um contra-ataque fulminante, o meia Oscar decidiu o jogo e garantiu a vitória na estreia no Gauchão. A partida marcou também a estreia de Dagoberto com a camisa colorada.

Inter, de Gilberto, sofreu virada no segundo tempo do jogo disputado em Santa Cruz do Sul
Atuando com o time reserva, o Inter foi derrotado pelo Avenida pelo placar de 3 a 2. O time colorado chegou a fazer 2 a 0 no primeiro tempo do jogo disputado em Santa Cruz do Sul, mas cedeu a virada na etapa final.


Inter, do meia Fred, foi surpreendido no Beira-Rio
O Inter foi a campo com seu time Sub-23 no terceiro jogo do campeonato estadual. Foi um duelo complicado, no qual o time colorado sofreu dois gols no primeiro tempo e não conseguiu reagir, apesar do belo gol de falta marcado pelo lateral Lima na etapa final.


Lateral Fabrício marcou o segundo gol do Inter na partida
Novamente com seu time reserva em campo, o Inter reencontrou a vitória no Gauchão ao fazer 3 a 1 sobre o Veranópolis, no Beira-Rio. Fabrício e Marcos Aurélio marcaram de cabeça nos primeiros 45 minutos e Elton ampliou no segundo tempo. Danilo Santos descontou para o time da Serra.


Bolívar marcou um gol de cabeça e buscou o empate na casa do rival
Focado na disputa da Libertadores, o Inter encarou o primeiro Gre-Nal do ano com o time reserva. O estreante Dátolo abriu o placar, mas Marcelo Moreno e Marquinhos colocaram o Grêmio em vantagem ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Bolívar marcou de cabeça e o clássico acabou empatado.


Dagoberto comemora seus dois primeiros gols vestindo a camisa do Inter
Em uma das melhores atuações da temporada, o Inter venceu o Caxias com autoridade no Centenário. Destaque para os dois gols marcados por Dagoberto que foram originados por duas precisas assistências de Oscar.


Inter garantiu vaga nas quartas de final ao vencer o Cruzeiro-POA
Com gols de Dagoberto e Rodrigo Moledo, o Inter venceu o Cruzeiro-POA no Beira-Rio e classificou-se de forma antecipada às quartas de final da Taça Piratini.


Atacante Jô marcou dois gols na vitória de 3 a1 sobre o Pelotas
Com gols de Jô (2) e Elton, o Inter venceu o Pelotas no Beira-Rio, pela última rodada da fase classificatória, e garantiu a primeira colocação do Grupo 1. A campanha na primeira fase teve cinco vitórias, um empate e duas derrotas.


Inter não superou o Grêmio no Beira-Rio e acabou eliminado da Taça Piratini
O Inter foi surpreendido no Beira-Rio no segundo clássico da temporada e acabou sendo eliminado da Taça Farroupilha. Léo Gago abriu o placar para o Grêmio e Leandro Damião empatou ainda no primeiro tempo com um gol de placa – encobriu o goleiro Victor na conclusão. Porém, Kléber marcou na etapa final e garantiu a vaga para o time do Olímpico.
Taça Farroupilha - 2º turno


Dátolo e Leandro Damião foram personagens marcantes do returno
A estreia no returno foi com vitória em casa de 2 a 1 sobre o Ypiranga. Oscar e Damião marcaram os gols colorados. Foi o começo de uma campanha arrasadora na Taça Farroupilha.


Leandro Damião comemora gol com o técnico Dorival Júnior
Com gols de Damião e Dátolo, o Inter venceu o Santa Cruz nos Plátanos e isolou-se na liderança da Taça Farroupilha. Infelizmente, o meia D'Alessandro sofreu uma lesão nesta partida que o deixou longo período longe dos gramados.
> Crônica do jogo


Damião marcou duas vezes no dia em que completou 100 jogos pelo Inter
Uma goleada histórica. Assim pode ser definido o 7 a 0 aplicado sobre o Juventude no jogo que marcou a 100ª atuação de Damião pelo Inter. E foi com dois gols do atacante, dois do estreante Jajá e mais um de Oscar, Jô e Dátolo que o time de Dorival Júnior construiu o elástico placar.

Damião comemora um dos seus dois gols na partida
Em jogo disputado no Complexo Esportivo, em Canoas, o Colorado goleou o São José-POA por 3 a 0 e manteve o aproveitamento de 100% no returno da competição. Damião (2) e Dátolo marcaram os gols da terceira vitória seguida.


Com equipe desfalcada, Inter somou um ponto fora de casa
O Inter ficou no 0 a 0 com o Lajeandense, em partida disputada fora de casa. Foi o único jogo da Taça Piratini que o time colorado não somou três pontos.


Leandro Damião marcou o 65º gol com a camisa do Inter
A vitória de 1 a 0 sobre o Canoas, com gol de Damião, garantiu a classificação antecipada às quartas de final do returno. Restava jogar a última rodada para confirmar a melhor campanha geral da fase classificatória.


Inter, de Dátolo, confirmou a melhor campanha geral do returno
O Inter fechou com chave de ouro a participação na primeira fase do returno ao golear o São Luiz por 3 a 0 em Ijuí, com gols de João Paulo, Dátolo e Gilberto. A melhor campanha assegurou a vantagem de decidir em casa todos os jogos até a final.


Gilberto abriu o caminho da vitória nas quartas de final
Após um primeiro tempo truncado, o Inter fez três gols na etapa final, com Gilberto, Damião e D'Alessandro, e venceu o Cerâmica, de Gravataí, no Beira-Rio. O resultado colocou o time colorado na semifinal da Taça Farroupilha.


Dátolo foi o principal nome classificação à final da Taça Farroupilha
Com grande atuação do meia Dátolo, o Inter goleou o Veranópolis por 4 a 0 e avançou à final do returno. O meia argentino fez dois gols, e Damião e Índio completaram o placar.


Inter venceu o Grêmio e ficou com o título da Taça Farroupilha
Foi uma vitória linda, que garantiu o título da Taça Farroupilha e a presença na finalíssima contra o Caxias, campeão do primeiro turno. Dátolo abriu o placar no clássico 392, mas Werley empatou no início do segundo tempo. Foi então que o lateral Fabrício apareceu na área para desviar uma cobrança de escanteio e colocar o Inter novamente em vantagem. Time ergueu a taça do segundo turno no Beira-Rio com mais uma vitória em Gre-Nais!


Oscar (E) e Jajá comemoram o gol de empate em Caxias do Sul
O Inter buscou o empate no Centenário no primeiro jogo da finalíssima do Gauchão. O Caxias saiu na frente, com um gol de Mateus, mas Oscar igualou na etapa final. Foi um gol valioso fora de casa, já que o regulamento da decisão previa o saldo qualificado.
Campeão de Tudo: mais um título na conta
Inter conquista o 16ª título em 11 temporadas
É uma rotina que poucos torcedores têm o privilégio de experimentar. Nas últimas 11 temporadas, não houve uma vez sequer que os colorados não gritassem "é campeão!". O 41º título estadual conquistado em 2012 – que mantém o Inter como soberano absoluto na história do Campeonato Gaúcho (o segundo maior vencedor, o Grêmio, foi 36 vezes campeão) – é a 16ª taça colocada na prateleira do Museu neste período. Desde 2002 o Inter não passa em branco, colocando pelo menos uma faixa no peito.
O mais internacional dos times
Outro fato que nunca é demais ser ressaltado: o Colorado é, desde 2006, o maior vencedor de títulos internacionais do Brasil, com oito conquistas, sendo uma delas inédita entre todos os clubes do país, a Copa Sul-Americana (2008). O bicampeonato da Recopa, alcançado há menos de um ano, é outro feito relevante, já que apenas o São Paulo venceu o torneio duas vezes no Brasil.
Mirando o tetracampeonato nacional
No próximo dia 20 de maio, data da estreia no Brasileirão, o Campeão de Tudo começará a luta pela quarta estrela nacional. Esta é a rotina dos colorados: torcer por um time que tem vocação para ser campeão!
> Os 16 títulos em 11 temporadas
2002 - Super Campeão Gaúcho
2003 - Bicampeão Gaúcho
2004 - Tricampeão Gaúcho
2005 - Tetracampeão Gaúcho
2006 - Campeão da Libertadores da América
2006 - Campeão da Copa do Mundo de Clubes Fifa
2007 - Recopa Sul-Americana
2008 - Dubai Cup
2008 - Campeão Gaúcho
2008 - Campeão INVICTO da Copa Sul-Americana
2009 - Bicampeão Gaúcho (Taça Fernando Carvalho e Fábio Koff)
2009 - Campeão da Copa Suruga Bank
2010 - Bicampeão da Libertadores da América
2011 - Campeão Gaúcho
2011 - Bicampeão da Recopa
2012 - Bicampeão gaúcho