Olá, Marcos Duarte!

Dátolo, um estreante no Brasileirão

Data: 17/05/2012

Vice-artilheiro do Inter no Gauchão (8 gols) e eleito o craque da competição, Dátolo se prepara agora para um novo desafio. Depois de atuar nos campeonatos nacionais da Argentina, Itália, Espanha e Grécia, o meia disputará pela primeira vez o Brasileirão. Perto de completar 28 anos (aniversaria no próximo dia 19), o jogador irá trilhar o mesmo caminho dos compatriotas D'Alessandro, Guiñazu e Bolatti, que também desbravaram a competição nas temporadas anteriores.

"É um começo de Brasileirão e também de mais um desafio para mim. Estou muito feliz de poder jogar. Tomara que possamos ir o mais longe possível. Isso é o mais importante", afirma o meia.


Dátolo é mais um argentino que disputará o Brasileirão pelo Inter

Para Dátolo, a conquista do bicampeonato gaúcho injetou uma dose extra de motivação no grupo, que concentrará todas as suas energias na busca pelo tetracampeonato brasileiro. E tudo começa neste domingo, quando o Inter enfrentará o Coritiba, no Beira-Rio, pela primeira rodada.

"A conquista do Gauchão foi importante. É uma motivação extra para todo mundo. Agora temos que focar no Brasileirão porque teremos rivais muito difíceis. É preciso vencer desde o começo, porque depois vai ficando complicado", projeta.

Apesar de ser um debutante no maior campeonato do Brasil, o meia tem boa noção do que irá enfrentar a partir deste final de semana. Dátolo inclusive comparou a experiência pelo Napoli, no Campeonato Italiano, com os desafios que terá que lidar nas 38 rodadas do Brasileirão.

"Aqui os campos são mais amplos. Não há tanta tática como na Europa. É um pouco diferente, e por isso que o futebolista sul-americano tem certa dificuldade de atuar, assim como quem vem da Europa para a América do Sul tem que se adaptar. Creio que o futebol brasileiro seja um dos melhores pela qualidade dos jogadores. É muito equilibrado", destaca.

O camisa 23 do Inter assegura que empenho não vai faltar na luta pelo título que não é alcançado desde 1979: "Seria muito bonito não só para mim, mas para todos os companheiros vencer o Brasileirão. Temos força e qualidade para melhorar ainda mais e lutar pelo título. Temos essa gana de ganhar, mas temos que ir partida por partida. Cada jogo é uma final", define.

As experiências de Dátolo pelo mundo
2004-06: Banfield (Argentina)
2006-09: Boca Juniors (Argentina)
2009: Napoli (Itália)
2010: Olympiacos (Grécia)
2010-12: Espanyol (Espanha)

Voltar