Olá, Marcos Duarte!

Experiência: Índio disputará o seu 14º Brasileirão

Data: 17/05/2012

Zagueiro multicampeão pelo Inter, com 13 títulos conquistados em oito temporadas, e recordista de atuações do atual grupo (335 jogos), Índio prepara-se para mais uma disputa de Campeonato Brasileiro. Quando a bola rolar no jogo de estreia contra o Coritiba, neste domingo, no Beira-Rio, o camisa 3 iniciará a sua oitava participação no campeonato nacional pelo Colorado.

Ao todo, desde o seu primeiro Brasileirão, pelo Bragantino, em 1997, Índio atuou em 13 edições, tanto pela Série A como pela B. Portanto, o jogador de 37 anos tem experiência de sobra nesta competição e pretende usá-la em prol do Inter na busca pelo tetra.


Índio com a taça do bicampeonato gaúcho, o seu 13º título pelo Inter

Confira a entrevista exclusiva concedida por Índio ao site:

Site: Qual a expectativa do grupo para a disputa do Brasileirão?

Índio: A gente sabe que jogar em um clube grande como o Inter é uma grande responsabilidade. Sempre haverá cobrança por vitórias e conquistas. A nossa expectativa é iniciar bem. Como faz tempo que o Inter não ganha o campeonato, e na minha carreira também falta este título, a expectativa é das mehores.

S: O fato de o Inter não vencer o campeonato há 32 anos é uma motivação a mais na busca pelo título nesta temporada?

I: Sem dúvida. Lógico que a motivação sempre existiu dentro deste grupo. A gente já fez história em muitas conquistas, mas temos o pensamento de obter mais este título. Para mim, que pretendo jogar futebol por mais alguns anos, seria muito importante. Vou batalhar para que isso aconteça.

S: Qual é o caminho para chegar ao tetracampeonato?

I: É trabalhar muito. Ter firmeza sempre, porque muitas vezes dentro da competição você passa por momentos difíceis. É nesses momentos que o grupo precisa estar forte e concentrado, para não se abalar.

S: Como jogar fora de casa neste tipo de competição?

I: Cada jogo o prefessor (técnico) arma alguma estratégia para a gente. Procuramos fazer da melhor forma. O nosso objetivo é que o time atue sempre de maneira bem compacta, na defesa, meio e ataque. Jogar próximo ajuda muito, e dá para fazer tanto em casa como fora.

S: De que maneira a sua experiência pode ajudar o time neste Brasileirão?

I: Sempre procuro ajudar bastante os mais jovens, dando conselhos e motivando os jogadores, porque a gente sabe que no futebol é preciso estar provando sempre. O tempo todo tem que estar buscando a superação. Por isso o grupo tem que estar formado e sempre com a cabeça boa, pois quem não vem jogando pode ganhar uma oportunidade a qualquer momento. É preciso pensar sempre na equipe.


Índio é o jogador do grupo atual com maior número de atuações

S: Você é o zagueiro que mais gols marcou na história do Inter (31). A torcida pode esperar mais do 'goleador' Índio?

I: A gente procura sempre prometer muita disposição, além de incentivar os companheiros. Gols é consequência do empenho. Sou zagueiro, e trabalho mais para defender.

S: A estreia é contra o Coritiba, que também foi campeão estadual no último final de semana. O que você espera deste confronto?

I: Esperamos encontrar dificuldades. Desde que disputei o Brasileirão pela primeira vez, tenho a convicção de que, se não é o mais, é um dos mais difíceis do mundo. Todos os times são fortes e nivelados.

S: As primeiras rodadas serão marcadas por clássicos contra Flamengo, São Paulo, Fluminense e Botafogo. Como o time está se preparando para esta arrancada?

I: O Inter é uma equipe fotíssima. Daqui para frente são só jogos difíceis e duros. O importante é a gente se prepare para buscar o melhor. A gente pode até perder, mas a derrota tem que ser vendida bem cara, suada. Se não der para evitar a derrota, tem que perder dando dificuldades para a equipe adversária.

Índio no Brasileirão
1997 e 1998: Bragantino-SP
2001: América-MG
2002, 2003 e 2004: Juventude-RS
Desde 2005: Internacional

Voltar