Olá, Marcos Duarte!

Debate do governo do Estado reúne autoridades no Beira-Rio

Data: 12/06/2012

Faltando dois anos para o maior evento de futebol do mundo no Brasil, autoridades federais, estaduais e municipais estiveram presentes no estádio Beira-Rio nesta terça-feira (12/06) para discutir como estão trabalhando para receber a Copa de 2014. Durante uma hora, o Mundial e o que está sendo preparado para ele foram a pauta na sede gaúcha da competição.


Gramado principal do Beira-Rio foi o palco do evento Governo Escuta

> Veja fotos do debate no Beira-Rio

No debate promovido pelo governo gaúcho, o governador Tarso Genro, o prefeito José Fortunati, a coordenadora da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Suzana Dieckman, o secretário estadual do Esporte, Kalil Sehbe, a secretária estadual do Turismo, Abgail Pereira, o técnico Dunga e jornalistas responderam a questões referentes à infraestrutura de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul e do Brasil para o Mundial.

Uma das principais preocupações das autoridades, além de deixar tudo pronto para o evento, é de que forma ele vai contribuir para a população. “Queremos que a Copa do Mundo seja um legado para o Estado e que cada centavo gasto seja revertido em benefícios para a sociedade”, disse Kalil Sehbe.

Desde que o Brasil foi confirmado como país-sede e Porto Alegre um das cidades que vai receber o Mundial a visibilidade de todo o Estado aumentou e será ainda maior com a proximidade da competição. “Fatalmente a exposição que o Rio Grande do Sul terá durante a Copa ficará como um legado. O Estado é lindo, tem muitos pontos turísticos e vai ter uma visibilidade muito grande”, avalia Suzana. “Com certeza nós vamos conseguir marcar o Rio Grande do Sul para o Brasil e para o mundo todo”, reforça Abgail.

Beira-Rio

O local do debate também esteve no ponto de discussão. O prefeito de Porto Alegre ressaltou que a casa dos colorados está sendo reformada a partir de esforços do Clube para viabilizar as obras. “O Beira-Rio é o único estádio das 12 cidades-sede que não vai receber nenhum recurso municipal, estadual ou federal para a Copa, pois buscou suas próprias parcerias”, frisou.

O presidente do Inter, Giovanni Luigi, acompanhou a discussão e também tirou dúvidas a respeito do andamento das obras do Beira-Rio, destacando que tudo está sendo feito dentro das exigências da FIFA e em conformidade com o prazo estipulado. "O Internacional foi sede da Copa de 1950, será em 2014 o único clube que sediará duas Copas do Mundo. As obras, como todo estão acompanhando e as autoridades aqui hoje puderam acompanhar, estão em ritmo acelerado, o que fará com que a gente entregue um estádio nos padrões FIFA até dezembro do ano que vem."



Giovanni Luigi (E) e Aldo Rebelo (D) se encontraram durante o evento

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, chegou no final do debate e ressaltou o seu otimismo sobre o Mundial no País. “O Brasil e o Rio Grande não vão decepcionar e farão uma grande Copa do Mundo.”

Após o debate, o ministro vistoriou o andamento das obras ao lado de Luigi e até parou para beber o tradicional chimarrão gaúcho. Rebelo ainda se reuniu com o presidente do Inter e representantes da Andrade Gutierrez para saber detalhes da evolução dos trabalhos. Ao deixar o Beira-Rio, mais uma vez disse estar confiante de que o País e o Rio Grande do Sul farão uma grande Copa. "Eu vi muita tranqüilidade do presidente Giovanni Luigi , os engenheiros dominando as etapas da obra e a segurança de que o Estádio será entregue dentro do prazo que assegure a realização com êxito da Copa do Mundo em Porto Alegre. A Copa trará muitos benefícios para o Rio Grande e para a cidade, como a geração de empregos, a difusão do nome de Porto Alegre por todo o mundo, os investimentos, a infraestrutura urbana e hotelaria, tudo isso já representa ganhos muito grandes e que se prolongarão depois do evento", frisou.

Voltar